Artesanato acreano ocupa 1ª posição em número de vendas no 12º Salão do Artesanato

Evento ocorreu entre os dias 8 e 12 de maio em Brasília

O Sebrae no Acre em parceria com a Coordenação Estadual do Artesanato proporcionou que 12 artesãos do Estado participassem do 12º Salão do Artesanato. Com o tema “Raízes brasileiras”, o evento aconteceu no Shopping Pátio Brasil e reuniu 19 estados em uma exposição de produtos artesanais e característicos de cada região.

Nesta edição, o Acre foi o estado homenageado, o que lhe garantiu ocupar dois espaços que se dividiram entre a venda do artesanato acreano e a divulgação do turismo, cultura e gastronomia do Estado. A o todo, o artesanato acreano vendeu R$347.037,25 em produtos, ficando em primeiro lugar no número de vendas do evento. Já o segundo lugar foi para o Amazonas, que vendeu R$139.522,15.

Durante cinco dias, a feira recebeu cerca de 200 mil visitantes. O evento é promovido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “O modelo de atuação que a gente vem trazendo com a parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET) e os artesãos é o que está fazendo com que o Acre desponte nas feiras”, afirma o analista do Sebrae no Acre, Marcos Maciente.

A artesã Vanusa Lima exerce a função há mais de 10 anos. Ela conta que já participou de várias feitas pelo Brasil, mas a experiência em Brasília foi muito positiva: “Foi uma feira especial, vendemos muito e tivemos boas encomendas. Eu vendi cerca de 60 peças. A parceria do Sebrae também foi muito importante para que a gente conseguisse representar o Acre na feira”.