Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul movimenta economia local

Sebrae no Acre foi um dos fortes parceiros do evento

Em comemoração aos 115 anos de Cruzeiro do Sul, a prefeitura do município realizou, em parceria com o Sebrae no Acre o 4º Festival da Farinha, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de setembro. A estimativa de público para os quatro dias de evento foi de aproximadamente 100 mil pessoas.

A analista técnica do Sebrae no Acre, Murielly Nóbrega, afirma que o evento é uma maneira de aquecer a economia da região do Juruá e incentivar os pequenos produtores: “Tivemos uma praça pública com comercialização apenas de produtos agrícolas, o resultado foi positivo e os produtores conseguiram vender muitos produtos como farinha, beiju e bolo de mandioca”.

O Festival da Farinha reuniu mais de 200 empreendimentos e a atuação do Sebrae ocorreu por meio dos resultados do projeto da Cadeia de Valor da Mandiocultura, do apoio às cooperativas, na divulgação da Indicação Geográfica, pela oficina de gastronomia realizada com o chef Jaire Cunha, pela exposição de fotografias sobre como é feita a farinha e atendimento ao público rural.

Entre as opções de entretenimento, o público contou também com os shows da dupla Gian e Giovane e da banda Limão com Mel, além da premiação de melhor farinha, maior mandioca e maior quantidade de itens com origem na mandioca, realizada na última noite do Festival (29).