Sebrae no Acre promove I Rodada de Negócios do Juruá

Encontro reuniu produtores do agronegócio

O Sebrae no Acre apoia a geração de emprego, renda e produção de trabalho. Por isso, na sexta-feira, 13, promoveu em Cruzeiro do Sul, a primeira Rodada Negócios. O encontro reuniu representantes de supermercados, distribuidores e fornecedores do setor de Agronegócio do Juruá.

O evento foi realizado em parceria entre os projetos, Cadeia de Valor da Mandiocultura e da atividade de atendimento do agronegócio com o objetivo de ampliar a rede de contato, fomentar novos negócios e estabelecer parcerias com as cooperativas e produtores rurais da regional do Juruá. O Sebrae no Acre vem realizando atendimentos estratégicos cm foco no mercado para os produtores da região. Desse modo, o mercado se fortalece e os produtos presentes na regional como: farinha de mandioca, feijão, grãos, vegetais, abacaxi, abobora, banana, óleo, biscoito entre outros ganham mais protagonismo.

Cooperativas de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Tarauacá, Mâncio Lima, e Cruzeiro do Sul expuseram seus produtos, conheceram outros mercados e fizerem negócios.  Com isso, os produtores conseguiram visualizar o que precisam melhorar e dessa forma, buscar a profissionalização para alcançar o mercado local, estadual e nacional.

Apesar de ser a primeira, a rodada de negócios do Juruá, já trouxe bons resultados, movimentando o volume de negócio em torno de 450 mil reais. Além desse valor, há também os acordos pactuados e encomendas de produtos.  A Farinha de Cruzeiro do Sul foi um dos destaques com 150 mil quilos encomendados após o encontro.  Outro destaque foi o peixe, mais especificamente o pirarucu defumado. Produto que se lança no mercado da região e que já vem sendo bastante demandado.

Laiz Maria Montenegro, analista técnica do Escritório Regional do Juruá e Tarauacá Envira do Sebrae no Acre, conta que o evento é o fechamento de um ano longo de trabalho e que foi concluído com sucesso. “Nós fechamos esse projeto com chave de ouro. Nós trabalhamos o ano inteiro a cadeia produtiva e todas as cooperativas, fechamos então com a comercialização desses produtos com bons resultados para o Sebrae e para os produtores”.

 O Agronegócio

O agronegócio é uma das áreas de crescimento econômico brasileiro e o produtor é um ator importante nesse contexto. No Agronegócio, o Sebrae no Acre, atua por meio de projetos coletivos aos produtores rurais. As iniciativas são direcionadas para a melhoria dos processos produtivos, qualificação tecnológica e gerencial dos empreendimentos rurais, agregação de valor às mercadorias e a rentabilidade dos empreendimentos.